segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Robótica: Talento nacional pode colocar país na liderança

              Cresce o número de pesquisadores brasileiros que não veem mais as estreitas relações com a iniciativa privada como um grande pecado. Na área de Ciência da Computação, que concentra as pesquisas mais avançadas em robótica, a interação com as empresas é muito bem-vinda. Para os pesquisadores, o desenvolvimento da robótica no Brasil está diretamente ligado à disseminação de empresas que consigam fazer a ponte entre os trabalhos acadêmicos e as necessidades reais de mercado.
         Esta foi uma das principais discussões do painel “Tecnologias Inovadoras – Robótica”, realizado no segundo dia do RioInfo 2014. O professor Flávio Tonidandel, do Departamento de Ciência da Computação da FEI, de São Bernardo do Campo (SP), diz que é preciso haver uma disseminação de startups capazes de transformar as tecnologias criadas na área acadêmica em produtos para indústria e serviços.
             “A robótica tem despertado um interesse muito grande de alunos dos ensinos fundamental e médio, que chegam à faculdade com muito interesse em desenvolver projetos. Estes alunos serão em breve mão de obra de excelência em robótica no país, mas precisamos de um intermediário que leve para a iniciativa privada o resultado das pesquisas acadêmicas. O Brasil tem um enorme potencial para ser um provedor na área de robótica”, afirma Tonidandel.
             Ciente de que os acadêmicos não têm vocação para fazer o marketing de seus respectivos projetos de pesquisa, o professor Luiz Chaimowicz, do Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Minas Gerais, contratou para sua equipe um profissional especializado no desenvolvimento de projetos. “Nosso objetivo é mostrar ao mercado o potencial das tecnologias desenvolvidas na UFMG, para que elas possam, por meio de outras empresas, se transformar em opções viáveis á iniciativa privada”, conta.
             Nesta entrevista ao portal Convergência Digital, os professores Tonidandel e Chaimowicz contam como a relação entre mercado e ambiente acadêmico pode ser bem-sucedida e produtiva para a sociedade.




Por: Suzana Liskaukas e Pedro Costa - 17/09/2014

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