sexta-feira, 20 de junho de 2014

Relatório - Telefone de latinha - 3ª parte

(A)  Através de desenhos, fotos ou vídeos ensine como construir um telefone de Latinha vitorioso.


O telefone de latinha poderá ser realizado em 4 passos:
Em Primeiro lugar, é necessário escolher 2 copos no qual um irá emitir a voz e outro irá receber as ondas sonoras como leite condensado, danone, copo plástico de água, dentre outros. Os copos podem ser de escolha livre, contanto que seja possível obter uma nítida emissão e recepção de voz. Segundo, é necessário um um fio para que seja possível a condução ondas sonoras. É possivel utilizar diversos fios como barbante, nylon, fio de costura porém a partir de testes será possível determinar o melhor. Terceiro, utilize uma faca ou algum objeto pontiagudo para furar o centro do copo no qual ira passar o fio condutor.Quarto, passe o barbante através do furo central nos copos e amarre-os para que não se soltem. Feito estes passos, o telefone de latinha estará feito e pronto para uso.

Selecionamos um vídeo onde é possível observar a construção do telefone:




(B) Cite 5 conceitos físicos presentes no experimento e explique a relação dos conceitos dentro do experimento.

Tração do fio: Aplicado do estiramento do fio para que não houvesse interferência na transmissão de ondas sonoras;

Comprimento do fio: Aplicado para a medição do barbante em 10m, estipulado nas regras da competição;

Massa dos copos: Aplicado para determinar a massa dos 2 copos utilizados identificando sua leveza e possível interferência na recepção de ondas sonoras;

Frequência do som: Aplicado para determinar caso um som seja agudo ou grave através do ouvido. Essa característica relaciona-se com a quantidade de ciclos completos (vibrações) de uma onda sonora em 1 segundo.

Amplitude do som: Aplicado para distinguir caso um som seja fraco ou forte. Essa característica esta relacionada com a quantidade de energia transportada pela onda sonora.


(C) Indique a função de cada elemento do grupo (de maneira detalhada) no projeto do telefone de Latinha.

 No experimento do telefone de latinha, cada integrante do grupo procura ajudar como pode, mas ao longo dos testes pudemos perceber qual integrante tem a voz melhor para se ouvir e qual tem a audição melhor para ouvir a voz emitida. Sendo assim, achamos que a integrante Giovanna Mary possui uma ótima audição e, além disso, é rápida para escrever as palavras ou frases que foram passadas nos testes. O integrante Arthur Sales possui uma boa voz para ser ouvida, provavelmente pelo timbre de voz masculina, pois é o único integrante masculino do grupo. Apesar de todas as tentativas de fazer um bom telefone de latinha, as integrantes Rafaela Fornitani e Thainá Ribeiro conseguiram construir nosso melhor telefone até então, utilizando materiais diferentes, assim como todos nós utilizamos para testar outros telefones. A integrante Isabella Queiroz possui agilidade para saber os conceitos pedidos nos testes em aula que o professor Mauricio nos propõe, como por exemplo, cidades do vale do Paraíba. Por fim, a integrante Juliana Gonzaga, também possui voz consideravelmente boa para ser ouvida do outro lado do fio, sendo assim, estamos testando ainda quem realmente tem a melhor voz e a melhor audição para o desenvolvimento do projeto.


(D) Responda características físicas do experimento:

D1: Qual a frequência da voz humana?
A frequência da voz humana é variável de 50 a 3.400 Hz (Vibrações por segundo).Em média a frequência da voz humana feminina (maior parte do grupo) é de 204, 91 Hz  a voz masculina por ser mais grave tem aproximadamente frequência entre 100 Hz a 200 Hz.

D2: Qual a velocidade do som no ar ?
 A Velocidade depende do meio, sua temperatura e pressão. Em ar seco, a 20ºC, a Velocidade do Som é, aproximadamente, 343 m/s. A Velocidade é superior em materiais mais densos ou sólidos, tal como a água, aço ou um fio em tensão.

D3: Qual o comprimento de onda da voz humana?


Um som é caracterizado por vibrações (variação de pressão) no ar. O ser humano normal médio consegue distinguir, ou ouvir, sons na faixa de frequência que se estende de 20Hz a 20.000Hz aproximadamente. Acima deste intervalo, os sinais são conhecidos como ultrassons e abaixo dele, infrassons.

(E) Por que o seu telefone de latinha é o melhor?

Porque realizamos diversos testes para a troca de fios e de latas para encontrar uma excelência. Quando utilizamos copos de plástico pequenos e latas de metal, não conseguimos uma recepção de sons razoável. Em relação a última competição que ocorreu em sala, 10/06, encontramos um modelo ideal utilizando 2 copos fundos e alongados interligados com um barbante, em que apresentou uma melhor recepção e emissão das ondas sonoras comparado a todos os modelos que produzimos. Assim, a razão de possuirmos o melhor modelo de telefone é o copo alongado promovendo um som mais perceptível e o barbante sempre eriçado onde não há interrupção alguma de sinal.

(F) Cite problemas e soluções durante o trabalho?

* PROBLEMA: Encontrar 2 copos que desempenhassem satisfatoriamente bem a sua função (Um para falar e outro para receber ondas sonoras)
SOLUÇÃO: Utilizar 2 copos semelhantes em ambos os lados e que fossem alongados para melhor aproveitamento de recepção da voz.


* PROBLEMA: Encontrar um fio adequado para a interligação dos 2 copos do experimento.
SOLUÇÃO: Utilizamos um barbante fino no qual não houve interferências ou problemas durante a competição.


(G) Conclua o Trabalho
Nesta iniciação tecnológica, conseguimos obter certas qualificações como a construção de um telefone de latinha, no qual há um emissor e receptor de ondas sonoras através de 2 copos plásticos e um fio condutor de sons; Aprendemos conceitos físicos que estão presentes no projeto como tração, comprimento, massa, frequência,dentre outros e conseguimos alcançar nosso objetivo no qual era obter o melhor possível telefone com aproveitamento da emissão e recepção da voz e obtivemos um bom desempenho como grupo, com a participação de todos os integrantes e a boa interação como grupo.

Referências:
http://www.ifi.unicamp.br/~kemp/f105wp/downloads/Parte6.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário